A mulher do comboio

Wednesday, July 19, 2006

ESTRÉIA DE NOVELA REACENDE DEBATE SOBRE A IMIGRAÇÃO

Publicado em Março de 2005 na Revista Brasil, voltado para a comunidade brasileira na Espanha e em Portugal



“América”, a nova novela da Rede Globo que estreou este mês, em substituição à bem sucedida “Senhora do Destino”, veio reacender a polêmica sobre a questão da imigração. Retrato da pura realidade para alguns, ou estímulo para um mergulho no mar de ilusões da vida no exterior para outros, o fato é que a trama, escrita por Glória Perez, retrata os sonhos e dramas que muitos brasileiros enfrentam na tentativa de conseguir um lugar ao sol. Legalmente ou não.
Esse desejo, que infelizmente está longe de se conseguir para a maioria da população no Brasil, faz com que muitas pessoas larguem seus empregos, famílias, enfim, todas as suas raízes para embarcarem numa aventura de resultado incerto. Você, caro leitor (a) da Revista Brasil Aqui, sabe bem do que falo, pois sentiu – e sente - na pele as dificuldades de se viver longe da pátria. Também eu que vos escrevo e que vivi 3 anos e meio entre Portugal e Espanha, sei o que se passa na mente e no coração de quem imigra, e por este motivo sinto-me à vontade para escrever sobre o assunto. E engana-se quem pensa que esta situação não ocorre no Brasil: estima-se que 1,5 milhão de estrangeiros estejam em situação irregular no país, sofrendo também as mesmas dificuldades e angústias de qualquer imigrante.
Motivado pela novela ou não, o governo, através do Conselho Nacional de Imigração, está preocupado em oferecer apoio aos brasileiros que estão no exterior e para aqueles que possuem este sonho. Através de contatos com as autoridades dos outros países, planeja elaborar convênios sobre as necessidades de emprego que cada nação dispõe, a fim de regulamentar a entrada dos trabalhadores e diminuir a mão-de-obra ilegal. Tal medida favorece a todos, pois o país acolhedor terá o trabalhador devidamente registrado de acordo com a lei vigente, descontando, por exemplo, a contribuição beneficiária para a Segurança Social, além de receber o aquecimento que os imigrantes oferecem ao mercado de trabalho e à economia. Estes, por sua vez, terão a garantia necessária para exercerem suas atividades, e com isso, planejarem com tranqüilidade suas vidas no país, quer permaneçam por pouco ou muito tempo. E ganha também o Brasil, que saberá que seus filhos, embora distantes da pátria e de seus familiares, estarão resguardados nos seus direitos, deveres e na sua dignidade.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home