A mulher do comboio

Wednesday, July 19, 2006

Orgulho e liderança no morro



Se procurarem por Maria Aparecida dos Santos, poucas pessoas no Morro do Pacheco conseguirão identificar. Mas se você perguntar pela “dona” Regina, todos saberão dizer de quem se trata. Moradora há 36 anos, a líder comunitária e voluntária da Fundação Paulo Gomes Barbosa esbanja simpatia e garra em defesa dos interesses da comunidade.
Natural de Taubaté, ela chegou a Santos aos 20 anos para trabalhar como doméstica em uma casa de família. Na escola, ganhou o apelido pelo qual é conhecida, já que não gostava do nome de batismo. Depois, trabalhou como comerciante juntamente como o marido Augusto, falecido há oito anos. Foi nessa época, segundo Regina, que descobriu a vocação pela liderança, já que o casal ajudava os habitantes com cestas de alimento e ajuda médica.
A experiência foi importante para o seu trabalho na Fundação, identificando com clareza os principais problemas da comunidade. Menciona o transporte público e a instalação de uma farmácia, um açougue e uma caixa dos Correios como os mais urgentes. Além desses, há um outro, invisível para quem é de fora, mas perceptível aos habitantes do Pacheco: o preconceito. “Muitos possuem uma idéia equivocada do morro, como se só houvesse problemas. Aqui há segurança, liberdade e solidariedade entre as pessoas”, afirma.
Regina espera com ansiedade a abertura da creche, que inicialmente irá beneficiar cerca de cinqüenta crianças. “Será muito importante o trabalho que irá se desenvolver, pois muitas mães trabalham e não tem onde deixar as crianças”.
Ela sabe do que fala. Mãe de cinco filhos e avó de sete netos, a voluntária aproveita o tempo livre para curtir a família, pescar no Rio Casqueiro e tomar uma cervejinha com os amigos à noite. Pisciana, sonha com melhores condições de vida aos moradores do Pacheco, ideal que é construído a cada dia através do trabalho na Fundação. “Ás vezes penso em voltar para Taubaté, mas aqui me sinto feliz”, completa. Os habitantes do Pacheco agradecem.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home