A mulher do comboio

Wednesday, July 19, 2006

Tamboréu – de Santos para o Brasil


Quem anda ou corre na faixa de areia, ou dá apenas um simples mergulho no mar, certamente já viu a cena. Praticado majoritariamente por veteranos, mas que já há algum tempo atrai a preferência de muitos jovens, o tamboréu, criado por imigrantes italianos na década de 30, é um esporte que está definitivamente incorporado nas praias de Santos, com centenas de praticantes que se deliciam em mandar a bolinha “de lá pra cá”, com suas inúmeras raquetadas.
Nascido na praia do Gonzaga, os adeptos afirmam que este é o primeiro e único esporte legitimamente brasileiro. E engana-se quem imagina que o tamboréu é praticado apenas em cidades litorâneas: joga-se o tamboréu em quadras de São Paulo, Santo André, Valinhos e Campinas, com algumas entidades e empresas conhecidas, como a Associação Atlética Banco do Brasil.
A Liga Santista de Tamboréu têm sua sede localizada na Rua da Constituição, nº 431. Presidida por Flávio Ratto Monteiro, organiza diversos campeonatos no decorrer do ano, nas categorias juvenil, adulto, veterano e veteraníssimo, destacando-se os torneios Popular da Tribuna, do Santa Cecília e o Campeonato Santista. Destacam-se as equipes do Clube Internacional, Independente, Fluminense e Clube 2004, que possui o patrocínio da empresa Memorial. Os clubes pagam taxas à Liga, proporcionando uma fonte financeira que ajuda na organização dos campeonatos. A Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, mantém uma escolinha da modalidade, para pessoas a partir de 07 anos, que funciona no Posto 2, na praia do José Menino. As aulas ocorrem às terças, quintas e sextas-feiras, das 08:00hs às 10:30hs, durante todo o ano.

Regras

Similar ao tênis, é jogado com a mesma bola, mas com o tamboréu (o nome dado à raquete) de madeira, de cerca de 26 centímetros de diâmetro. A rede possui um metro de altura. A regra do jogo é fácil: existe a zona de saque e a área onde a bola deve cair. Cada erro conta ponto para o adversário. São três sets de dez pontos cada um. Pode-se jogar um contra um, mas o comum é o jogo formado por duplas. Um dos integrantes da dupla, chamado "fundista" posiciona-se mais ao fundo da quadra e é responsável pelos saques. O outro parceiro, mais à frente, denominado "frentista”, ocupa-se principalmente da função de "matar" o ponto.
E você, pronto para dar algumas raquetadas?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home